• slider-1
  • slider-2
  • slider-3
slider-11 slider-22 slider-33

Massagem Tailandesa - Detalhada

ORIGEM DA MASSAGEM TAILANDESA

A massagem tailandesa, teve sua origem na Índia, por volta do final do ano 200 a.C. A mesma foi passada de geração a geração por mestres e discípulos deste tempo. Segundo relatos, Jivaka Kumar Bhaccha, era muito próximo de Buda, e segundo a lenda, ele mesmo prestava ao grande mestre três sessões diárias da massagem sagrada.

HISTÓRIA DA MASSAGEM TAILANDESA

Muito pouco se sabe, do porquê a referida massagem foi até a Tailândia, pois a história da região é um tanto obscura para os historiadores, ou seja, não foi possível obter muitos dados sobre a região.

Acredita-se que Dr. Jivaka Kumar Baccha, contemporâneo de Budha e médico da Sangha, foi o criador deste método e é venerado na Tailândia como o “Pai da Medicina”. Com a expansão do Budhismo há mais ou menos 2500 anos, esse conhecimento chegou ao que hoje conhecemos como Tailândia onde foi preservado até nossos dias. Essa técnica foi mantida por tradição oral (mestre – discípulo) e alguns poucos registros que sobreviveram ao tempo.

Existia uma documentação antiga escrita em folhas de palmeira onde dados da medicina tailandesa estavam amplamente descritos em língua original. Mas por conta das inúmeras guerras toda a documentação foi destruída.

Sabe-se que alguns textos estimulavam a prática da autoestima e compaixão.

O QUE É MASSAGEM TAILANDESA?

Indo direto ao ponto, a Thai massagem, massagem tailandesa ou Nuad Phaen Boran é uma terapia curativa tailandesa que utiliza a massagem como forma de equilíbrio corporal, onde o terapeuta usa seus pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, além de pressão, compressão e alongamento, no corpo do paciente. A massagem tailandesa, ou thai massage como também é conhecida, existe há mais de 2500 anos e é considerada como uma forma única de terapia que consegue trabalhar em conjunto tanto o corpo, como também a mente, sendo que através dela, é possível que seja incorporada práticas como a da Yoga, assim como também a acupressão, que é utilizada para que seja aumentada a flexibilidades dos músculos e também das articulações.

A massagem tailandesa é feita apenas com os polegares, palmas das mãos, e também os cotovelos e joelhos podem ser utilizados para que os movimentos sejam feitos de maneira adequada, para que assim se obtenha o resultado esperado.

Geralmente realizada no chão, durante toda a massagem, tanto o cliente quanto o terapeuta permanecem vestidos. Devido os alongamentos, é recomendado que ambos estejam com roupas confortáveis para deixar os movimentos mais livres.

INDICAÇÃO DA MASSAGEM TAILANDESA

A Massagem Thai é uma massagem indicada para o público em geral, pois suas inúmeras manobras podem ser adaptadas para qualquer tipo de pessoa, desde jovens, idosos, atletas, sedentários, gestantes, portadores de necessidades especiais. A massagem é feita num ritmo lento, induzindo o sistema nervoso a um profundo relaxamento, sem causar dor ou desconforto. Além da melhora da flexibilidade dos músculos e expansão das articulações, estimula o sistema sanguíneo e o sistema linfático, beneficiando todo o metabolismo do corpo. Recomendada para alívio de dores, tensões, estresse, tratamento e prevenção da saúde. A Massagem Thai não foca diretamente nas doenças e distúrbios, seu enfoque é na saúde como um todo. Uma pessoa com corpo e mente saudáveis tende a ser menos propensa a distúrbios físicos e psicológicos.

Como já explicado a Massagem Thai é para todos. Mas veja abaixo alguns casos específicos onde a Thai trará grandes benefícios:

Idosos: Com a chegada da chamada melhor idade, o corpo tende a perder mobilidade, os tecidos começam a perder sua elasticidade. E infelizmente o corpo fica mais sujeito e vulnerável ao surgimento e o agravamento de patologias. O papel da Massagem Thai é aumentar o ganho de flexibilidade, melhorando a mobilidade e atenuando dores crônicas

Deficientes Físicos: Portadores de deficiências físicas necessitam criar inúmeras adaptações para poder se locomover, além dos incômodos que algumas próteses e órteses podem causar. A Massagem Thai pode ser muito eficiente, pois não é uma técnica concebida para um único biótipo de pessoa, um terapeuta experiente facilmente pode adaptá-la para as necessidades de cada pessoa.

Deficientes Mentais: O grande diferencial da Massagem Thai não são seus inúmeros alongamentos e suas manobras. O seu grande benefício é a leveza, suavidade e cuidado com que o terapeuta conduz os movimentos. Cada portador de deficiência mental requer cuidados especiais, por isso faz-se necessário a interação do terapeuta com outros membros de uma equipe multidisciplinar para saber a melhor forma de como conduzir um tratamento de forma segura.

Transtornos Psicológicos: A cada ano aumenta o número de pessoas com depressão. Surgem pessoas com síndromes antes não tão comuns e pouco conhecidas. Distúrbios que requerem um acompanhamento constante e o uso de medicamentos muito fortes. O trabalho de atuação da Massagem Thai é, a partir do trabalho físico, ajudar os pacientes relaxarem, melhorando sua respiração, diminuindo o ritmo cardíaco, ajudando a aliviar fobias e receios. E principalmente ajudando na compreensão dos seus próprios sentimentos, através da diminuição do fluxo de pensamentos que causam crises e atitudes extremas. Tudo isso através do toque, colaborando com o trabalho de psicólogos e psiquiatras.

Gestantes: A gestação traz inúmeras mudanças no corpo da mulher para abrigar uma nova vida. Toda estrutura do corpo começa a ser alterada para o desenvolvimento da criança e para o momento da concepção. Essas alterações muitas vezes causam desconfortos e dores durante esse processo. A Massagem Thai auxilia na diminuição desses desconfortos e ajuda a preparar o corpo para um parto mais natural.

Esportes: A prática esportiva traz inúmeros benefícios, melhora a disposição física, diminui o estresse, melhora o humor e previne muitos problemas. No entanto, deve-se evitar o excesso, pois a sobrecarga pode causar diversas lesões. A Massagem Thai pode ser de grande ajuda para atletas profissionais, pois além da prevenção e tratamento de lesões, contribui para o aumento do desempenho esportivo. Para aqueles que praticam esporte apenas como lazer, a Thai também é recomendada. É muito grande a incidência de lesões nesse grupo, por não seguirem uma rotina específica e muitas vezes não terem uma orientação correta relacionada aos cuidados com a prevenção. Desse modo a Massagem Thai também pode ser adotada na ajuda do tratamento e prevenção de qualquer lesão.

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM TAILANDESA

A massagem tailandesa possui diversos benefícios e tem como finalidade manipular o corpo que acaba por compreender o alongamento que é realizado nas articulações, assim como também as pressões que são realizadas em pontos estratégicos, que são chamados de linhas energéticas.

Alguns benefícios da massagem tailandesa são: relaxamento muscular, melhora da resistência física, melhora da respiração, tonificação dos músculos, liberação do estresse, aumento da energia, prevenção e tratamento da inflamação nas juntas e melhora da pele.

Observação: Para aqueles que, de repente, estão preocupados sobre este alongamento, não precisam, pois ele é feito de uma maneira completamente suave, assim como também é observado todos os limites do cliente, para que este possa ser ampliado de maneira gradativa, sem que haja dores.

Combinando diversas técnicas manuais, traz os benefícios de diversos tratamentos existentes em uma única terapia. Além de todos esses benefícios para o organismo, age diretamente no sistema nervoso central promovendo um profundo estado de relaxamento e bem-estar. Veja abaixo algumas características e benefícios da Massage m Thai.

- É uma massagem realizada sobre um colchonete, não utiliza óleos ou cremes, basta o uso de roupas confortáveis. Isso possibilita diversos movimentos que não seriam possíveis sobre uma maca e com o uso de cremes.

- Aplicada num ritmo bem lento, semelhante ao do Tai Chi, permite a aplicação de uma massagem profunda, sem causar desconforto, muito menos dor. O principal objetivo desse ritmo lento é fazer com que os efeitos da massagem atinjam primeiro o sistema nervoso central. Com esse ritmo, o sistema nervoso consegue perceber que não existe nenhuma ameaça ao organismo. Assim, o corpo vai cedendo e aos poucos a massagem consegue atingir os tecidos mais profundos.

- A Massagem Thai utiliza diversos movimentos baseados nas posturas da Yoga, porém pode ser aplicada em qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha tido contato com a Yoga. Promove durante a massagem o alongamento de todos os grupos musculares. Contudo, respeita-se os limites de cada um, por isso não é necessário ser um atleta ou praticar uma atividade física para ser beneficiado. Para os que praticam esporte, a massagem focará outros aspectos, conforme a prática esportiva, além de prevenir lesões.

- Muitos movimentos se assemelham com técnicas manipulativas, como a Quiropraxia e a Osteopatia, técnicas que promovem a liberação de pequenos bloqueios nas articulações que prejudicam a mobilidade, principalmente a da coluna vertebral. Mas muda-se a abordagem, com movimentos mais sutis consegue-se a liberação desses bloqueios, eliminando o risco de lesões em músculos, tendões e ligamentos. Isso melhora o movimento e aumenta a lubrificação das articulações, prevenindo diversas patologias e dores.

- Melhora da circulação sanguínea e linfática. A pressão dessa massagem é gradativa, ou seja, começa superficial e vai se aprofundando. Desse modo ocorre primeiro a estimulação dos vasos mais delicados e superficiais (pequenos vasos linfáticos e sanguíneos), e depois a estimulação dos vasos mais calibrosos e profundos.

- Consegue eliminar toxinas estagnadas na musculatura, melhorando a flexibilidade e elasticidade dos músculos. Isso ocorre através dos alongamentos que estimulam os músculos e órgãos internos, eliminando tensões acumuladas, e através da melhora da circulação linfática e sanguínea, que promovem uma circulação mais saudável, levando oxigênio e nutrientes para os músculos (esqueléticos e viscerais) e eliminando toxinas.

CONTRAINDICAÇÃO DA MASSAGEM TAILANDESA

A massagem tailandesa é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

  • Temperatura do corpo superior a 38 graus;
  • Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses e queimaduras;
  • Tumores;
  • Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);
  • Melanoma;
  • Hemofilia;
  • Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;
  • Reação adversa ao tratamento;
  • Embolias;
  • Flebites, inflamação das veias, percebemos, pois, causa edema, vermelhidão ou roxeamento e incapacidade de movimentação da área afetada pela dor;
  • Gânglios inchados;
  • Fraturas ósseas não consistentes, ou seja, estão moveis ainda, então aumenta o risco de aumentar a lesão;
  • Osteoporose grave, pelo risco de haver fratura dos ossos;
  • Gravidez nos três primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão com laudo e prescrição médica. Existem indicações que a massagem serve para acalmar o bebe e no pré parto, auxilia a posicionar o feto;
  • Hipertensão arterial. Caso for realizar massagens relaxantes não há contraindicações, portanto se estimulantes, a massagem está contraindicada;
  • Quando existam reações alérgicas à massagem;
  • Quando o receptor sofre muita dor, no caso de doenças graves, como câncer;
  • Pessoas com taquicardia, aumento da frequência do batimento do coração;
  • Pessoas com hematomas graves;
  • Imediatamente após operações cirúrgicas.

  • CONCLUSÃO

    Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações. Claro que antes de fazer qualquer massagem ou procedimento, é interessante procurar seu médico ortopedista, para saber se está tudo certo com seu corpo e não há impedimentos para a prática desse procedimento ou qualquer outro.

    Fontes:
    http://www.artethai.com.br/2013/10/porque-e-para-quem-e-indicada.html
    http://corpoeestetica.com/massagem-tailandesa-como-funciona-beneficios-e-muito-mais/



    Visite nossa loja virtual

    Na JS Terapias Masssagem e Estética temos várias modalidades de serviços na área de massoterapia, estética facial e estetica corporal.

    Para cada modalidade de serviços temos uma proposta de trabalho diferenciada e preços acessíveis.

    SATISFAÇÃO...

    As opiniões e sugestões dadas por clientes, são sempre levadas em consideração buscando melhorar a cada dia o processo de compra e não perder o contato pessoal com o cliente, considerado muito importante pela empresa que possui como principais valores a cordialidade, humildade e a ética nos relacionamentos.


    NOSSO MAIOR COMPROMISSO, VOCÊ!

    SIGA NOSSAS MÍDIAS...

    © Copyright 2020 JS Terapias Massagem e Estética - 24.388.585/0002-08 - Todos os direios reservados.