• slider-1
  • slider-2
  • slider-3
slider-11 slider-22 slider-33

Massagem Shiatsu - Detalhada

ORIGEM DO SHIATSU

O Shiatsu é uma massagem originária do Japão que se fundamenta sobre os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.

HISTÓRIA DO SHIATSU

Nos tempos antigos na China o médico não era pago para tratar as pessoas doentes, mas sim para mantê-las saudáveis. O sistema de saúde era preventivo. Os tratamentos eram feitos regularmente para evitar e prevenir as doenças.

Anma, é uma forma de massagem de origem indiana assimilada e divulgada por terapeutas do Japão. O nome da técnica deriva do nome de duas das manobras básicas que utiliza, o na (ou an), que significa apertar, e o ma, que significa esfregar.

Essa terapia baseia-se principalmente em pressionar e massagear pontos do corpo relacionados aos diversos meridianos estudados pela medicina tradicional chinesa, estimulando e promovendo uma cura natural, pois, quando estimulados, esses pontos aliviam a tensão muscular facilitando a circulação do sangue e da energia, o QI.

O Shiatsu originária do Anma é uma técnica terapêutica japonesa e faz parte da Medicina Oriental, teve sua origem na China.

A Tradicional Medicina Chinesa foi levada para o Japão aproximadamente no século X a.C. Esta técnica tem predominado ao longo dos tempos, sendo que no século XX terapeutas japoneses desenvolveram o Shiatsu de uma forma terapêutica profissional, entre os mais destacados temos o Tokujiro Namikoshi e Shizuto Masunaga. Desde a década de 50 o shiatsu foi reconhecido pelo governo japonês como terapia. É reconhecido pelo Ministério da Saúde do Japão como uma forma de manipulação que visa corrigir o mau funcionamento interno, promover, manter a saúde e tratar de doenças específicas.

O shiatsu tornou-se mais conhecido na Europa e Estados Unidos na década de 70. No Brasil, o shiatsu veio através dos imigrantes japoneses ficando restrito à colônia nipônica e só em 1980 se tornou mais divulgado.

O QUE É O SHIATSU

Consiste na pressão ritmada ao longo do trajeto dos canais de energia do corpo (Meridianos). Tem por objetivo a estimulação da circulação energética nestes canais, assim como nos órgãos e vísceras com os quais têm relação. O Shiatsu promove a reorganização energética do organismo.

É um recurso eficaz na manutenção da saúde e prevenção de doenças, além de auxiliar a recuperação de alguns quadros patológicos já instalados.

INDICAÇÃO DO SHIATSU

Indicado para desequilíbrios energéticos e emocionais como fobias, depressão, estresse, preocupação, TPM; insônia, ansiedade, acabar com a fadiga física e mental, melhorar a circulação do sangue e dos vasos linfáticos, prevenção de doenças.

BENEFÍCIOS DO SHIATSU

Fortalecimento da energia de defesa do corpo, redução do estresse intensificação da circulação sanguínea, aumento da oxigenação dos tecidos. Alívio do estresse e tensões, alívio de dores de cabeça, dores musculares. Ativa a circulação sanguínea, ativa a circulação dos vasos linfáticos. Promove a sensação de bem-estar e previne doenças.

CONTRAINDICAÇÃO DO SHIATSU

A massagem shiatsu é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

  • Temperatura do corpo superior a 38 graus;
  • Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses e queimaduras.
  • Tumores;
  • Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);
  • Melanoma;
  • Hemofilia;
  • Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;
  • Reação adversa ao tratamento;
  • Embolias;
  • Flebites, inflamação das veias, percebemos, pois, causa edema, vermelhidão ou roxeamento e incapacidade de movimentação da área afetada pela dor;
  • Gânglios inchados;
  • Fraturas ósseas não consistentes, ou seja, estão moveis ainda, então aumenta o risco de aumentar a lesão;
  • Osteoporose grave, pelo risco de haver fratura dos ossos;
  • Gravidez nos três primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão com laudo e prescrição médica. Existem indicações que a massagem serve para acalmar o bebe e no pré parto, auxilia a posicionar o feto;
  • Hipertensão arterial. Caso for realizar massagens relaxantes não há contraindicações, portanto se estimulantes, a massagem está contraindicada;
  • Quando existam reações alérgicas à massagem;
  • Quando o receptor sofre muita dor, no caso de doenças graves, como câncer;
  • Pessoas com taquicardia, aumento da frequência do batimento do coração;
  • Pessoas com hematomas graves;
  • Imediatamente após operações cirúrgicas;
  • CONCLUSÃO

    Mesmo que o Cliente não justifique nenhum problema, é interessante conhecer está técnica terapêutica para melhor o estilo de vida, a saúde e o bem-estar. Como vimos, a técnica de Shiatsu equilibra o corpo físico e a mente de forma geral.

    Fontes:
    http://portaldaacupuntura.com/shiatsu-2/origem-e-historia-do-shiatsu/
    http://www.okido.com.br/shiatsu_historia_origem.php
    http://www.dicasdemassagem.com/historia-e-origem-do-shiatsu
    http://www.dicasdemassagem.com/indicacoes-e-contraindicacoes-do-shiatsu
    http://www.dicasdemassagem.com/o-que-e-shiatsu



    Visite nossa loja virtual

    Na JS Terapias Masssagem e Estética temos várias modalidades de serviços na área de massoterapia, estética facial e estetica corporal.

    Para cada modalidade de serviços temos uma proposta de trabalho diferenciada e preços acessíveis.

    SATISFAÇÃO...

    As opiniões e sugestões dadas por clientes, são sempre levadas em consideração buscando melhorar a cada dia o processo de compra e não perder o contato pessoal com o cliente, considerado muito importante pela empresa que possui como principais valores a cordialidade, humildade e a ética nos relacionamentos.


    NOSSO MAIOR COMPROMISSO, VOCÊ!

    SIGA NOSSAS MÍDIAS...

    © Copyright 2020 JS Terapias Massagem e Estética - 24.388.585/0002-08 - Todos os direios reservados.