• slider-1
  • slider-2
  • slider-3
slider-11 slider-22 slider-33

Massagem Rhamaterapia - Massagens com os pés - Detalhada

ORIGEM DA RHAMATERAPIA

A Chavutti Thirumal (Rhamaterapia) tem origem no Kerala, um estado do sul da Índia onde foi criada e desenvolvida pelos praticantes de Kalaripayattu (arte marcial indiana) e pelos praticantes de Kathakali (dança indiana). Uma vez por ano os praticantes destas modalidades interrompem a sua pratica durante algumas semanas para receberem este tipo de massagem com o objetivo de o corpo ficar forte e flexível prevenindo assim lesões devido à prática intensa do Kalaripayattu ou do Kathakali. Esta massagem é efetivamente muito útil para qualquer atleta ou praticante de uma atividade física mais ou menos intensa. No entanto qualquer pessoa pode receber esta massagem.

Igualmente associada à Medicina Ayurvédica esta massagem também é muito terapêutica. Charaka, que foi um dos pioneiros desta medicina, há mais de 2000 mil anos atrás, escreveu sobre esta massagem no seu conhecido texto, “Charaka Samhita” denominando-a de Padaghata. Charaka elogiou esta massagem de tal forma, que a incluiu no seu tratado de Medicina Ayurvédica e considerou-a umas das massagens mais eficazes para eliminar a letargia e o cansaço físico e mental.

A HISTÓRIA DA RHAMATERAPIA

Chavutti Thirumal (Rhamaterapia), literalmente, significa "pressão no pé" na língua Malayalam e também conhecido como "massagem pé / corda", é uma técnica tradicional de massagem indiana desenvolvida pelos Kalari Martial Artists de Kerala Índia (Kalaripayattu), e pensa-se para ter aproximadamente dois mil anos de idade. O Kalaripayattu não só treinou na batalha, mas também desenvolveu uma série de modalidades de cura conhecidas como Kalari Chikitsa, que compreende várias técnicas de massagem; Chavutti Thirumal, Marma Massage (Uzhichil) e a aplicação de óleos medicinais.

Ao contrário da maioria das modalidades de massagem, Chavutti Thirumal (Rhamaterapia) é único porque os pés são usados para entregar o tratamento. Este ato é uma forma de arte, sendo a técnica executada com precisão pelo pé do praticante em movimentos terapêuticos longos e variados dos dedos até os dedos do destinatário. O foco principal de Chavutti Thirumal é aumentar a flexibilidade, de modo que a posição do corpo do destinatário no chão com o terapeuta segurando uma corda para suporte é primordial. Corretamente posicionado, a massagem permite fortalecer os músculos posturais, os quadris e a área torácica para abrir, e os canais energéticos (nadi) para se ativar.

Uma aproximação de Ida e Pingala é evidente em Kalaripayattu, com Kalari Chikitsa sendo entrelaçada no regime de treinamento onde é usado para preparar e curar o corpo nas duas estações distintas de treinamento e cicatrização.

O QUE É A RHAMATERAPIA

A Rhamaterapia é uma técnica que utiliza os pés para proporcionar sensações e estímulos diferentes ao seu corpo. Enquanto você deita e relaxa, sua terapeuta exerce movimentos com os pés e literalmente caminha sobre seu corpo.

Além do relaxamento, essa técnica é muito eficaz no alívio de dores musculares devido à alta capacidade de pressão aplicada com o peso do corpo.

Esta massagem é realizada em maca ou tatame.

INDICAÇÃO DA RHAMATERAPIA

Essa técnica e indicada para auxiliar na liberação de toxinas e gordura do corpo, fortalecimento e relaxamento muscular, circulação sanguínea, equilibrar os chakras e desobstruir os nadis (canais sutis). Pode ser praticada em pessoas de todas as constituições, sendo mais indicada pelos tipos pitta e kapha por estes conterem mais massa muscular do que os tipos vata, mas este em contrapartida necessita receber mais óleo durante as massagens, o que consequentemente acontece na massagem chavutti (Rhamaterapia).

BENEFÍCIO DA RHAMATERAPIA

Aumentar a circulação sanguínea e consequente fortalecimento do metabolismo e da sua imunidade, tonificar todo corpo, promover a eliminação de gordura excessiva, restaurar e reparar tecidos danificados, restaurar o equilíbrio físico e prevenir o envelhecimento prematuro e promover o rejuvenescimento.

CONTRAINDICAÇÃO DA RHAMATERAPIA

A massagem rhamaterapia é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

  • Temperatura do corpo superior a 38 graus;
  • Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses e queimaduras.
  • Tumores;
  • Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);
  • Melanoma;
  • Hemofilia;
  • Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;
  • Reação adversa ao tratamento;
  • Embolias;
  • Flebites, inflamação das veias, percebemos, pois, causa edema, vermelhidão ou roxeamento e incapacidade de movimentação da área afetada pela dor;
  • Gânglios inchados;
  • Fraturas ósseas não consistentes, ou seja, estão moveis ainda, então aumenta o risco de aumentar a lesão;
  • Osteoporose grave, pelo risco de haver fratura dos ossos;
  • Gravidez nos três primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão com laudo e prescrição médica. Existem indicações que a massagem serve para acalmar o bebe e no pré parto, auxilia a posicionar o feto;
  • Hipertensão arterial. Caso for realizar massagens relaxantes não há contraindicações, portanto se estimulantes, a massagem está contraindicada;
  • Quando existam reações alérgicas à massagem;
  • Quando o receptor sofre muita dor, no caso de doenças graves, como câncer;
  • Pessoas com taquicardia, aumento da frequência do batimento do coração;
  • Pessoas com hematomas graves;
  • Imediatamente após operações cirúrgicas;
  • CONCLUSÃO

    Antes de fazer qualquer massagem ou procedimento, é interessante procurar seu médico ortopedista, para saber se está tudo certo com seu corpo e não há impedimentos para a prática desse procedimento ou qualquer outro.

    Fontes:
    https://lifestyle.sapo.pt/astral/terapias /artigos/a-massagem-chavutti-thirumal-com-os-pes-elimina-a-letargia-e-cansaco-fisico-e-mental
    https://en.wikipedia.org/wiki/Chavutti_Thirumal#cite_note-1
    http://infodiario.co.mz/articles/detail_article/11407
    https://espacocardamomo.wordpress.com/2012/04/27/tecnica-de-massagem-chavutti/
    http://carlamoreira.com/chavutti-thirumal



    Visite nossa loja virtual

    Na JS Terapias Masssagem e Estética temos várias modalidades de serviços na área de massoterapia, estética facial e estetica corporal.

    Para cada modalidade de serviços temos uma proposta de trabalho diferenciada e preços acessíveis.

    SATISFAÇÃO...

    As opiniões e sugestões dadas por clientes, são sempre levadas em consideração buscando melhorar a cada dia o processo de compra e não perder o contato pessoal com o cliente, considerado muito importante pela empresa que possui como principais valores a cordialidade, humildade e a ética nos relacionamentos.


    NOSSO MAIOR COMPROMISSO, VOCÊ!

    SIGA NOSSAS MÍDIAS...

    © Copyright 2020 JS Terapias Massagem e Estética - 24.388.585/0002-08 - Todos os direios reservados.