• slider-1
  • slider-2
  • slider-3
slider-11 slider-22 slider-33

Massagem Reflexologia - Detalhada

ORIGEM DA REFLEXOLOGIA

A reflexologia se desenvolveu nos últimos 100 anos, mas há indícios de sua aplicação no Egito em 2330 aC, na China no século IV e na Europa no século XV.

HISTÓRIA DA REFLEXOLOGIA

Egito: Existem indícios de desenhos egípcios na tumba do médico no cemitério de Saqqara, em uma pintura mural que data de 2330 aC, com imagens de homens tocando o pé e a mão de outro homem (duas figuras) com uma das mãos sob a axila, pois acreditava-se que com a massagem a energia sairia, e com uma das mãos sob a axila, esta energia voltaria ao corpo. Na parede encontra-se uma inscrição que relata um diálogo: -”não me machuques! ”, no que é respondido pelo profissional: “No fim você me agradecerá! ”. Além deste diálogo, vários símbolos de saúde e longevidade são encontrados sobre essas figuras.

China: No século IV, um acupunturista chinês chamado Ko Hung, utilizava a técnica enquanto aplicava as agulhas, pressionava fortemente com os polegares as solas dos pés, a energia era liberada e a saúde melhorava. Chamava-se de Acupuntura sem agulhas.

Na Europa, no século XV já se trabalhava com “terapia de zonas”, como era chamada na época a Reflexologia. Fazia-se pressão em determinados pontos do pé, obtendo-se alívio da dor e do cansaço.

A zonoterapia: Precursora da reflexologia moderna, renasceu graças ao trabalho do Dr. William H. Fitzgerald no início do séc. XX. Este médico era especialista em ouvido, nariz e garganta do Boston City Hospital e do St. Francis Hospital em Connecticut, Estados Unidos. Ele descobriu que, pressionando a ponta dos dedos com grampos de metal e atando firmemente a seção mediana de cada dedo com elástico, gerava um efeito anestésico na área da face. Mediante a essa intervenção, conseguia realizar operações sem o uso de anestésicos.

O Dr. Fitzgerald também instruía a seus pacientes que em caso de dor, pressionasse com os dentes de um pente as palmas das mãos, dizendo que a adoção deste procedimento várias vezes ao dia aliviava o padecimento. Também aplicava pressão aos polegares com o mesmo objetivo (liberação de endorfinas). Ele determinou ainda, pontos de pressão na língua, no palato e na parte posterior da faringe para provocar alívio da dor.

O QUE É A REFLEXOLOGIA

A reflexologia podal consiste na aplicação de pressão em regiões específicas dos pés.

Nos nossos pés encontram-se reflexos todos os órgãos do nosso corpo. É então, fácil compreender que, ao estimular as zonas reflexas dos órgãos estamos a atuar sobre eles através do arco reflexo que permite realizar estímulos a distância.

O objetivo da REFLEXOLOGIA é obter uma resposta saudável dos órgãos, estruturas e sistemas, através da adequada estimulação aplicada aos seus correspondentes microrreflexos, estabelecendo, assim, o equilíbrio energético natural e o funcionamento harmonioso de todo o corpo.

A REFLEXOLOGIA relaxa profundamente, restaura o estado natural de equilíbrio e melhora o estado de saúde, com benefícios duradouros. Também é usada para prevenir a doença, reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.

INDICAÇÃO DA REFLEXOLOGIA

A reflexologia podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema.

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA

A reflexologia podal ajuda a aliviar o estresse, diminui dores de cabeça e amenizar a insônia. Tudo isso através de massagens nas áreas do pé (chamadas de pontos) que estimulam os órgãos do corpo. A massagem feita nas plantas dos pés também ajuda a eliminar as toxinas e pode colocar órgãos para funcionar corretamente.

CONTRAINDICAÇÃO DA REFLEXOLOGIA

A massagem reflexologia é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, as pessoas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

  • Temperatura do corpo superior a 38 graus;
  • Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses e queimaduras.
  • Tumores;
  • Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses);
  • Melanoma;
  • Hemofilia;
  • Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas, de fungos, virais e herpes) – Somente na região afetada;
  • Reação adversa ao tratamento;
  • Embolias;
  • Flebites, inflamação das veias, percebemos, pois, causa edema, vermelhidão ou roxeamento e incapacidade de movimentação da área afetada pela dor;
  • Gânglios inchados;
  • Fraturas ósseas não consistentes, ou seja, estão moveis ainda, então aumenta o risco de aumentar a lesão;
  • Osteoporose grave, pelo risco de haver fratura dos ossos;
  • Gravidez nos três primeiros meses de gestação. No tempo restante da gravidez, as massagens se realizarão com laudo e prescrição médica. Existem indicações que a massagem serve para acalmar o bebe e no pré parto, auxilia a posicionar o feto;
  • Hipertensão arterial. Caso for realizar massagens relaxantes não há contraindicações, portanto se estimulantes, a massagem está contraindicada;
  • Quando existam reações alérgicas à massagem;
  • Quando o receptor sofre muita dor, no caso de doenças graves, como câncer;
  • Pessoas com taquicardia, aumento da frequência do batimento do coração;
  • Pessoas com hematomas graves;
  • Imediatamente após operações cirúrgicas;
  • CONCLUSÃO

    Bom pessoal, espero que tenham curtido as informações. Claro que antes de fazer qualquer massagem ou procedimento, é interessante procurar seu médico ortopedista, para saber se está tudo certo com seu corpo e não há impedimentos para a prática desse procedimento ou qualquer outro.

    Fontes:
    http://pelanatureza.com/saude-e-bem-estar/ecoinfo/o-que-e-a-reflexologia



    Visite nossa loja virtual

    Na JS Terapias Masssagem e Estética temos várias modalidades de serviços na área de massoterapia, estética facial e estetica corporal.

    Para cada modalidade de serviços temos uma proposta de trabalho diferenciada e preços acessíveis.

    SATISFAÇÃO...

    As opiniões e sugestões dadas por clientes, são sempre levadas em consideração buscando melhorar a cada dia o processo de compra e não perder o contato pessoal com o cliente, considerado muito importante pela empresa que possui como principais valores a cordialidade, humildade e a ética nos relacionamentos.


    NOSSO MAIOR COMPROMISSO, VOCÊ!

    SIGA NOSSAS MÍDIAS...

    © Copyright 2020 JS Terapias Massagem e Estética - 24.388.585/0002-08 - Todos os direios reservados.